As orientações contidas neste autodiagnóstico Trabalhista estão sendo revistas e atualizadas, tendo em vista a publicação, em 19 de junho de 2020, das Portarias Conjuntas nº 19 e 20, que, estabelecem medidas a serem observadas visando à prevenção, controle e mitigação dos riscos de transmissão da COVID-19 nos ambientes de Trabalho.
O Autodiagnóstico Trabalhista consiste na aplicação de um questionário que serve para a identificação da situação básica trabalhista de sua empresa, inclusive os principais riscos de segurança e saúde, neste momento de calamidade pública decorrente da COVID-19.
Não há uma única forma de responder as perguntas. Você poderá responder todas as perguntas ou apenas aquelas que se aplicam à realidade do seu negócio.
Lembramos apenas que quanto mais você responder e retratar a realidade da sua empresa, melhor será o resultado final.
Após responder o questionário, você já poderá fazer o download dos arquivos com o relatório do autodiagnóstico trabalhista.
O sistema também permite que você elabore um Plano de Melhorias, se assim desejar. O desenvolvimento do Plano de Melhorias também é flexível, ou seja, você mesmo pode decidir o que é prioritário, de acordo com as características de seu negócio e os riscos identificados.
A inclusão dos empregados na discussão é uma boa prática que pode resultar na obtenção de melhores informações e resultados.
Ressaltamos por fim, que, por se tratar de uma avaliação de conformidade com a legislação trabalhista, a utilização das expressões “Risco baixo”, ” Risco médio” e Risco alto”, de acordo com as respostas às perguntas, não se refere à avaliação de riscos ocupacionais, mas à probabilidade de haver desconformidade com as normas.
Para realizar o Autodiagnóstico Trabalhista, clique aqui.
Fonte:
Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia
https://www.gov.br/pt-br/servicos/realizar-autodiagnostico-trabalhista