Usar tatuagens e piercings no trabalho: sim ou não?

Em que medida usar tatuagens e piercings no local de trabalho poderá influenciar as suas relações interpessoais e por consequência, a sua carreira?

Usar tatuagens e piercings no trabalho: sim ou não?

Tatuagens e piercings no local de trabalho: aconselhável ou a evitar?

Tatuagens e piercings no local de trabalho: aconselhável ou a evitar?

As tatuagens e piercings são, como a escolha de outros acessórios e peças de vestuário, um manifesto de personalidade e do estilo individual de cada pessoa.

E, como outros elementos que compõem a imagem pessoal, afeta muito a percepção dos colegas de trabalho sobre as pessoas que fazem uso.

Até que ponto é mais uma escolha pessoal e quais são os limites em ambiente de trabalho?

 

Mudança de mentalidades em relação às tatuagens e aos piercings

Vamos por partes: o debate já não é novo e embora no mundo ocidental o preconceito relativamente ao uso de tatuagens e piercings tenha vindo a diminuir, particularmente porque o seu uso é cada vez mais comum, ainda é preciso ter algum cuidado para não ser afetado negativamente no de trabalho.

 

Cuidados

Nada o impede de fazer uma tatuagem ou um piercing, no entanto, pondera-se, atente a algumas destas ideias para preservar a sua imagem no ambiente laboral.

  • use tatuagens ou piercings que possam ser escondidos pela roupa ou removidos em determinadas situações, como numa entrevista de emprego,
  • Veja se pretende candidatar a funções, empresas e setores mais conservadores ou criativos,
  • saiba de antemão se o trabalho implicará seguir regras de higiene “sem adornos” ou se exige o contato direto com o público.

Lembre-se que, por vezes os colegas de trabalho e superiores não se opõem ao uso de tatuagens e piercings, no entanto, se os clientes e fornecedores da empresa se situarem num setor mais conservador, deverá ter o cuidado de os esconder.

 

É legal usar tatuagens e piercings no trabalho?

Sim. A lei não expressa nada em contrário. Apenas constitui crime se houver algum tipo de discriminação associada ao seu uso.

Estamos falando por exemplo, em casos em que um diretor promova um empregado menos competente porque ele não usa tatuagens e nem piercings.

 

O impacto negativo das tatuagens e dos piercings depende do grau de ostentação

O grau de ostentação tem a ver essencialmente com a parte visível das tatuagens e dos piercings.

É fácil perceber que usá-los em partes do corpo que facilmente possam ser cobertas por roupa, não vai trazer problemas ao trabalho e constrangimento para  pessoas, empresa e fornecedores conservadores.

 

 Entrevista de emprego?

Para evitar mal entendidos, o que aconselhamos é abordar esse assunto de forma direta com o entrevistador.

Pergunte como é que a empresa vê o fato de pessoas usarem tatuagens e piercings na empresa e mostrar boa vontade de cobrir as tatuagens com roupa, se  for necessário.

 

Fonte:

Ekonomista

www.e-konomista.pt

Mundible.

Top