A felicidade como valor

Em seu livro Felicidade dá lucro, o empresário Marcio Fernandes, CEO da empresa de energia Elektro, explica que, tudo funciona melhor quando existe uma convergência entre os propósitos do indivíduo e da empresa. Nesse caso, os valores pessoais coincidem com os valores da empresa e vice-versa.

Não significa portanto, que apenas os profissionais têm de se encaixar no que a empresa propõe, mas que a empresa também escute os seus funcionários e procurem ajudá-los a se desenvolver no sentido de seus propósitos de vida.

Tudo isso acontece com muita autonomia, inclusive para definir os rumos de seu treinamento.

É preciso portanto, de uma boa dose de empreendedorismo, para assumir as rédeas da própria carreira.

Fernandes acredita que todos têm uma dose de sonho e, mesmo os mais acomodados, sempre querem algo mais.

Em suas palestras, o empresário explica que, na empresa tradicional, aspectos como pensamento estratégico, foco em resultado, resiliência e disciplina, dinamismo e inovação são fins em si mesmos, ou seja, são ações que se desenvolvem de forma desarticulada para produzir resultados.

Na empresa moderna, segundo a concepção de Fernandes, todos esses aspectos são meios para se chegar aos fins:

  • O pensamento estratégico traz sentido para o que se faz;
  • A inovação estimula a autonomia;
  • O dinamismo faz com que a pessoa assuma um real protagonismo;
  • Resiliência e disciplina geram qualidade de vida;
  • O foco em resultado é o que permite ser feliz.

A Filosofia de Gestão de Marcio Fernandes procura estimular as relações humanas e simples, como felicidade e respeito, com a humanização da liderança, e a eficiência no trabalho.

O ciclo virtuoso que ele propõe de resultados crescentes e felicidade inclui quatro etapas:

  • acreditar, praticar, melhorar e compartilhar.

Acreditar: em si mesmo e nas pessoas implica respeitá-las e cuidar delas. A partir da atuação individual, o respeito e o cuidado se propagam para o ambiente e para toda a sociedade. A partir de pequenas mudanças cotidianas, mas definitivas, é possível influenciar o entorno.

Praticar: uma vez que se acredita, é preciso praticar os valores e agir com coerência e humildade, visando o desenvolvimento das pessoas e uma comunicação mais aberta e franca.

Melhorar: a prática leva à melhoria, à superação de desafios, à reformulação das perspectivas, adicionando valor em benefício de todos.

Compartilhar: o ápice da Filosofia de Gestão é o compartilhamento de tudo de bom que foi construído, oferecendo o que se tem de melhor a outras pessoas ou empresas para construir um mundo mais adequado.

O resultado, segundo sua própria experiência comprova, são pessoas mais engajadas, motivadas e felizes, que crescem junto com a empresa no sentido de uma vida melhor e de maturidade.

 

 

Fonte:

Revista HSM.

Marcio Fernandes  CEO da empresa de energia Elektro, considerado pela revista Você S/A o líder mais admirado do Brasil no ano de 2014.

Mundiblue.

Top