Essa é uma questão central para as finanças corporativas, especialmente quando as organizações lidam com dificuldades no fluxo de caixa.
A Founder Society, organização que reúne jovens empresários e executivos nos Estados Unidos, perguntou a empreendedores de diferentes segmentos e tamanhos que estratégias adotam para fazer com que seus clientes paguem em dia.
Entre as estratégias consideradas mais eficientes pelos empreendedores e executivos pesquisados estão:
- Não temer adotar multas, mas facilitar o pagamento.
O cliente deve saber que sempre que uma fatura vence ele terá de pagar uma multa diária pelo atraso. Para facilitar o pagamento nesses casos, uma boa saída é enviar uma nova fatura diariamente com o valor atualizado incluindo a multa.
- Construir relacionamentos pessoais.
Convide seus maiores clientes para uma conversa frente a frente e mostre por que você precisa que eles paguem nos prazos. Um encontro pessoal sempre transforma você em mais do que uma simples fatura na carteira de pagamentos.
- Dar desconto para quem adiantar a quitação.
Incentive o pagamento antecipado oferecendo descontos. Mesmo que apenas pequena parcela dos clientes admire isso, haverá injeção de capital que, se usada sabiamente, pode compensar os problemas de fluxo de caixa causados por aqueles que atrasam.
- Automatizar o processo de pagamento.
Uma das melhores formas de fazer os clientes pagar em dia é dar a opção do débito automático.
- Enviar as faturas com a antecedência adequada.
Acostume seus clientes a receber a fatura sempre na mesma época do mês e com antecedência adequada, isto é, nem muito em cima da hora para não pegá-los desprevenidos, nem muito antes, que os faça esquecer o pagamento.
- Nunca, nunca de graça. Estabeleça uma porcentagem adiantada. Coloque esta cláusula no contrato de trabalho.
Quando enviar o orçamento, o preço total da demanda dependerá da quantidade de horas necessárias para executar o trabalho. Por isso, analise bem considerando imprevistos e as reais estimativas para não sair no prejuízo.
Cobrar bem é cobrar justo
Saber calcular o valor do trabalho é fundamental e talvez seja uma das primeiras e principais dúvidas.
Muitas vezes, o motivo dessa dúvida nasce da falta de confiança no próprio trabalho, decorrente de cobranças excessivas ou da falta de conhecimento de mercado.
O importante é entender o seu valor e confiar no seu potencial profissional.
Siga essas dicas e tenha a garantia de ter o trabalho devidamente valorizado e pago de forma justa.
Fonte:
HSM
ACIF – Associação Empresarial de Florianópolis
Mundiblue.