A trend de como “hackear” uma entrevista de emprego se popularizou no TikTok recentemente.

Uma trend recente do TikTok tem gerado polêmica no mundo corporativo, a ponto da Amazon uma das maiores empresas mundiais, com mais de 1,5 milhão de funcionários ao redor do mundo, decidiu intervir na situação: segundo o site americano The Business Insider, a companhia de Jeff Bezos teria compartilhado com seus recrutadores novas diretrizes determinando a desclassificação de candidatos que fossem descobertos usando ferramentas de IA/Inteligência Artificial em processos seletivos da empresa.
Para a Amazon, o auxílio de inteligência artificial nesses casos daria uma vantagem injustaa esses candidatos, impedindo também que habilidades e experiências autênticas possam ser avaliadas.
O novo guia define não só que os recrutadores compartilhem as regras sobre uso de inteligência artificial com os candidatos, como também pontua comportamentos que possam indicar o uso desta ferramenta em uma entrevista de emprego:
- O candidato estar digitando enquanto é questionado;
- O candidato aparentar estar lendo ao invés de responder naturalmente às perguntas;
- O candidato aparentar um comportamento disperso, olhando para outro lugar que não a tela;
- Respostas consideradas genéricas, que não respondam de forma clara às perguntas feitas pelo entrevistador;
- Reação do candidato à possíveis erros e/ou incoerências por parte da IA, como sinais de confusão, por exemplo.
A trend
Recentemente, os vídeos de passo a passo ensinado como “hackear” entrevistas de emprego têm ganhado força no Tik Tok.
A trend “How to use Teleprompter in a Job Interview” (como usar um teleprompter numa entrevista de emprego) ensina como usar ferramentas de inteligência artificial para responder às questões de recrutadores em entrevistas de emprego.
Em um vídeo publicado em dezembro de 2024, que soma quase 5 milhões de visualizações, uma suposta candidata mostra um celular fixado na tela do computador durante uma entrevista de emprego.
A recrutadora pede que ela compartilhe a tela, explicando que é uma regra daquele processo seletivo específico, e então faz a primeira pergunta:
Por que você está interessada neste cargo?
A IA, aberta no celular, reconhece a pergunta e gera uma resposta, que a candidata lê.
O nome da trend faz alusão ao teleprompter, aparelho usado no meio jornalístico/midiático para auxiliar profissionais na leitura de textos frente às câmeras.
Portanto, os recrutadores devem ser mais específicos em suas perguntas e não realizar perguntas tão genéricas como a descrito acima – Silânia Costa, enfermeira do Trabalho, Mundiblue.
Fonte:
Época Negócios – Futuro do Trabalho
Mundiblue.